domingo, 22 de novembro de 2009

Documentário A Última Hora - Reflexão.




“Quando as árvores não derem mais frutos, quando todos os rios forem envenenados, o homem perceberá que dinheiro não se come”.


A Última Hora


Essa é uma questão cíclica de causa e consequência, nossas ações refletem consequências em nosso meio social e ambiental. Atualmente essas consequências tornaram-se catastróficas e demasiadas prejudiciais ao nosso planeta.
O consumismo em massa cresce alienadamente, compramos sem pensar no que foi utilizado para produzir o que compramos, e sem pensar também, o que ele se tornará depois que o descartá-lo, sem pensar que lugar ele vai ocupar na natureza. O ser humano parece deixar cada vez mais sua essência da vida - viver, para preocupar-se em acumular riquezas.
As grandes corporações, detentoras da autoridade, monopolizam com supremacia a concentração da riqueza, impondo também através da mídia que o ciclo vicioso continue: “você precisa comprar”. Essas corporações camuflam as consequências de seus atos, enquanto o dinheiro é o objetivo mais importante de suas vidas, o planeta sofre uma grande devastação, e as pessoas, os seres humanos, também são atingidas. A natureza e os animais tem sido os primeiros alvos, mas a quebra do ecossistema resultará na extinção provável do homem.
Falta de solidariedade, de humanidade, de conscientização, tudo isso faz com que permanecemos acomodados em nosso ciclo de conforto: trabalhar, comprar, pagar o que compramos e trabalhar mais para consumir mais. Enquanto isso a vida passa diante dos nossos olhos e a situação do planeta torna-se cada vez mais depreciada e irreversível.


É hora de acordar e de agir.


Isa.


***


E para quem assistiu o filme 2012, que também nos mostra a destruição do mundo, só que de forma acelerada e também com embasamento em uma profecia Maia, fica aí minha reflexão.
O filme tem efeitos incríveis, e nos faz observar inúmeras questões inerentes ao SER humano.
Egoísmo, centralização do poder e de informações, como também demonstrações de grandes pessoas que exercem a solidariedade e que procuram cuidar do outro.
É engraçado os comentários que ouço, pessoas ficam temerosas pensando: o mundo vai acabar em 2012, risos, eu penso que o mundo está acabando... sem datas, mas por meio de nossos atos diante da conservação do planeta.
O filme, para quem o vê, o sente e observa, nos assusta e faz com que nos paralisamos não somente diante dos efeitos especiais, mas diante de questões pertinentes a nossa própria vida.

O que estamos fazendo dela?

Como seria se acontecesse?


Acho que o objetivo é a reflexão!
Isa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário